<<

Vídeo: trail running a subir e descer fajãs

Nos 53km de comprimento e 8km de largura da ilha de São Jorge podemos encontrar cerca de 80 fajãs ao longo da sua costa. Chamamos “fajãs” a pequenas plataformas situadas à beira-mar ao lado de altas encostas. Estas fajãs podem ser o resultado de escoadas lávicas provocadas por erupções vulcânicas ou o resultado da acumulação de detritos provocada por derrocadas das encostas.

O trail running é um desporto muito praticado nas ilhas nos últimos tempos. Foi uma moda que ficou e vê-se muitos habitantes locais a pratica-la no meio da Natureza das ilhas. Nas ilhas do triângulo existem duas provas importantes onde participam tanto pessoas locais como estrangeiros. O Azores Trail Run é uma corrida na ilha do Faial que integra 4 provas distintas (70km, 48km, 22km, 10km) e resulta numa optima experiência porque para além de se cruzar a ilha de uma ponta à outra, é um percurso com fases muito distintas até se chegar ao ponto fulcral da prova e da ilha: o vulcão dos Capelinhos. O Azores Triangle Adventure é uma prova realizada nas três ilhas do triângulo, 100km em 3 dias de prova, 1 dia em cada ilha.

A ilha de São Jorge apresenta condições óptimas para a prática de trail running, já que tem vários trilhos (alguns estão marcados) que passam por várias fajãs, onde se consegue correr com vistas incríveis: de um lado a montanha, do outro o mar.

Trail running up and down “fajãs” from Ourisland on Vimeo.

Top