<<

Parceria com o Geoparque Açores

A Ourisland estabeleceu uma parceria com o Geoparque Açores (site), com o objectivo de colaborar em matéria de educação ambiental e conservação de paisagem geológica.
Um Geoparque é uma distinção supervisionada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) atribuída a sítios de interesse geológico especial, que convivem com a presença sustentável do ser humano.

Geologicamente, os Açores são nove ilhas vulcânicas, cuja formação teve origem em diferentes tipos de atividades eruptivas e, por isso mesmo, apresentam uma enorme variedade de paisagens vulcânicas. É extraordinário poder ler-se na paisagem a forma como as ilhas nasceram do interior do planeta; descobrir através da observação das rochas se determinada erupção vulcânica foi catastroficamente explosiva, ou extremamente lenta e efusiva. Em algumas paisagens vulcânicas, a sensação é de como se entrássemos numa máquina do tempo, já que conseguimos compreender o que se passou há milhões, milhares, centenas, ou dezenas de anos.

O Monumento Natural da Gruta das Torres, na ilha do Pico, uma cavidade vulcânica que deve a sua origem a escoadas lávicas basálticas do tipo pahoehoe, corresponde ao maior túnel lávico conhecido na Região, com cerca de 5150 m de comprimento total e uma altura máxima de 15 m. No seu interior encontra-se diferentes produtos basálticos.
A Reserva Natural da Montanha do Pico, a montanha mais alta de Portugal e a terceira maior do Atlântico Norte, trata-se de um estratovulcão imponente, que exerce o seu domínio sobre a paisagem da ilha do Pico.
A Reserva Natural da Caldeira do Faial, que em tempos fora também um estratovulcão tal como a montanha do Pico, há cerca de 16 mil anos iniciou o processo de colapso do aparelho vulcânico. Associado a uma atividade vulcânica explosiva, criou a depressão que hoje conhecemos na Caldeira do Faial, oferecendo um conjunto de habitats naturais e representando 65% da flora endémica dos Açores.
A Reserva Natural do Morro de Castelo Branco, um domo traquítico que forma uma península na costa Sul da ilha do Faial, é também um dos Geosítios mais particulares dos Açores. Trata-se de um local importante de nidificação de aves marinhas e, por isso mesmo, um local excelente para experienciar o canto noturno dos cagarros.
A Reserva Natural parcial da lagoa da fajã da Caldeira de Santo Cristo, em São Jorge, é uma zona húmida de elevada biodiversidade, cuja formação está ligada à origem da fajã, que ocorreu devido a um colossal desabamento de terras depois de um sismo, no séc. XVIII. A sua morfologia associada a uma história sociocultural muito particular, devido ao difícil acesso da fajã, faz com que seja um dos locais mais impressionantes dos Açores.

Estes são apenas alguns dos Geosítios com elevado valor para a conservação ambiental nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge. No entanto, todos os outros Geosítios do Geoparque Açores formam um conjunto diversificado e admirável de paisagem vulcânica, que é de maior importância conservar e compreender.

A Ourisland compromete-se a realizar e promover um turismo sustentável nas ilhas do Triângulo, dando grande importância ao desenvolvimento do turismo de Natureza e reconhecendo o valor do património natural e cultural das ilhas.

Top