<<

A Banana do Pico

“A Banana do Pico” é uma curta-metragem documental de 27 minutos, realizada pelo nosso guia Ourisland Luís Bicudo. Foi filmada em 2010 em Santa Cruz das Ribeiras da ilha do Pico, nos Açores.

Trata-se de um trabalho cinematográfico que compara a cultura local e tradicional com a cultura global e padrão.

O Luís toma partido da cultura local e tradicional, já que esta é representada pelos seus avós e pela sua plantação de bananas na pequena freguesia de Santa Cruz das Ribeiras. Aqui sentem-se os pequenos detalhes na maneira como o Avô Chico e a Avó Cidália partilham os seus conhecimentos e estórias que passaram de geração em geração. Não há muito tempo atrás, a maioria das pessoas nos Açores dependia da agricultura de subsistência e, como tal, este avós foram endurecidos pelos elementos da Natureza. São um testemunho vivo das profundas mudanças que ocorreram nos domínios sociais e económicos nos Açores durante o seu tempo de vida.

Por outro lado, o Luís conta-nos a história do negócio da banana e dos problemas e conflitos que ocorreram a partir da sua industrialização a nível global. O Luís ficou transtornado ao conhecer a história da industrialização da banana, pois não podia acreditar que uma simples banana poderia causar tantos problemas mundiais. Para ele, a cultura da banana é tão simples quanto a sua infância passada no bananal dos Avós.

A Banana do Pico de Luís Bicudo

Top